quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Algumas abobrinhas

De ontem pra hoje esta fazendo um sol incrivel, com uma temperatura incrivel! Incrivelmente não tenho aula essa semana, a babà està disponivel quase todos os dias o dia todo, o que também é incrivel, pois em condições normais de pressão e temperatura (frio do cão e aula tão cedo que mais parece de madrugada) nada disso acontece. Incrivel também é eu não poder sair pra bater perna, pois a casa ja estava agonizando por uma faxina e as roupas todas nos cestos da vida.
Mas bom, antes passar o dia no tronco com as portas e janelas abertas, de blusa de alça do que o contràrio.
Sobre o post anterior, o que eu acho um desaforo é a pessoa ja chegar fazendo afirmações. Tipo, eu poderia ser paquistanesa, conchinchinesa, falar espanhol da carochinha ou qualquer outra coisa, afinal de contas 'somos todos iguais'. No entanto, nem todo paquistanês é muçulmano. Eu conheci uma que era cristã e por isso não precisava usar véu, mas a 'pessoua' super entendida ja chega querendo mostrar que 'sabetudo'.
Outro dia nesses, numa outra aula qualquer vieram comentar comigo que conheciam 2 meninas que estavam no BR pra aprender protuguês. Uma em Salvador e outra no Rio. Quando eu respondi que era de Minas a menina ja fez uma cara de interrogação. Quando falei que era entre a Bahia e o Rio ela vira no automàtico e diz: sim, eu sei, é perto da floresta!?!?!?
-Isso, juntinho com os macacos!
Um outro cidadão veio puxar papo e jà começou meio que afirmando que quem fala português entende espanhol. Concordei descordando, e quase provoquei a terceira guerra mundial.
Na hora dà um desânimo sabe, porque normalmente essas bobagens não saem da boca dos imigrantes saidos dos confins do Judas.
Outra coisa que não me entra na cabeça é a necessidade de fazer perguntas desnecessàrias durante a aula. Durante aquela super explicação o sujeito para a aula pra perguntar o porque da coisa.
- Por que que em francês o A tem x sons diferentes?
- Porque Deus quis.
-Porque numa frase X, Y e Z devem seguir esta ordem?
-Porque Deus quis.
- Mas em conchinchinês a gramàtica não é assim.
- Deve ser por isso que você està aqui, afinal, conchinchinês você ja sabe!
Nessas horas eu adoro é a maneira direta que os franceses tem no geral. Pois em determinadas situações não é falta de educação, nem grosseria... em determinadas, claro. As portas do tram se fecham automaticamente, caso haja algum bloqueio não fecha e nem anda. O chato é que sempre tem um taioba que fica colocando a mão. A porta não fecha, o tram não anda e a vida fica la, parada.
- Madames e monsieurs, aqui é o vosso condutor. O tram andando ou parado eu recebo meu salario normalmente no final do mês. Decidam se querem ficar aqui o dia todo ou desbloqueem o fechamento das portas. Muito obrigado e tenham um bom dia.
Além do pragmatismo adoro a formalidade, agora que estou acostumada com ela. Afinal ser chamada de madame pra quem vem de um pais onde tal termo é pejorativo, pode ser estranho no começo!
Ouvindo Amel Bent - Où je vais (Onde eu vou?)

14 comentários:

  1. E sempre engracado observar essas coisas. Eu tb adoro esse humor ironico dos frances. Bom Dia para vc! E boa faxina!

    ResponderExcluir
  2. Por aqui o tempo tambem esta incrível!!!!
    e é incrível como muda o meu humor. Viva o sol de inverno!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. hehe
    Então, já compreendes o tal humor francês, né!
    Adorei esta do condutor do trem!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  4. Oi

    você sabe que eu prefiro mil vezes esse humor e o jeito direto desse povo? O alemão é parecido, porém mais rude e com menos glamour já que aqui ninguém é madame.
    E sobre o Brasil: tive por anos um mapa enorme do Brasil no escritório. Cada metido a sabe tudo que aparecia eu ia logo cortando as asas.

    ResponderExcluir
  5. To aqui me acabando de rir com o caso da floresta. hahahahahahahaha Menina nao sabia que eramos macacas da mesma regiao. rs Vc é de que lugar em Minas?
    Por aqui tbm tá fazendo um dia lindo e a temperatura tá uma delicia. Só nao arrisco sair por que a neve está derretendo e tá escorregando horrores.
    Beijos e que o tempo continue daqui pra melhor!

    ResponderExcluir
  6. Ai, Laura, não tenho paciência pra certas coisas...Povo mais chato, heim??? E você falou bem, vêm de regiões pobres, incultas, muitas vezes piores que a nossa e bancam os "entendidos". Se eu fosse você, andava mesmo com um mapa (pode ser um da agenda), e com fotos lindas do Brasil.Ai, que gastura dessa gente!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vc é madame. Aqui, eu sou senhora.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ri horroes da caso da floresta. Lembrei de uma vez quando era adolecente, nesses bate-papos da vida, um cidadão de Sampa me sabatinou sobre minha cidade (sou de São Luís-MA), me pergntou se aqui tinha bobs, se tinha shopping com escada rolante, pq ele achava que aqui todo mundo vivia em cima de um jeguezinho... aí eu respondi que não deixava de ser verdade, e que inclusive eu estava com o cabo e internet conectado no jegue, deixei a cargo da imaginação dele onde estaria conectado o cabo...

    sobre o calor... vc tem noção do que ta acontecendo por aqui?? o Brasil ta derretendo....

    Xerinho...

    Chris

    ResponderExcluir
  9. Adorei as respostas, nem que sejam em pensamentos...
    Junto dos mamacacos?rsrs tô rachando de rir..
    Meus familiares são todos de Minas de uma cidadezinha que faz divisa com Goiás, quase mudando de estado, quando digo que minha mãe é de Minas e mora longe sempre me perguntam se é divisa com a Bahia? Geografia - Minas só faz divisa com a Bahia? nada contra e isto é aqui em solobrasilis imagine aí.
    Não desista, porque Deus quis..srs

    ResponderExcluir
  10. KKKK

    Bom dia madame. ;)
    Morri de rir com a parte da floresta.

    Bjus da Ta

    ResponderExcluir
  11. mas essas abobrinhas a gente escuta em todos os paises da europa...ja cansei de ouvir que a nossa capital é buenos aires, que a gente mora na selva, me perguntaram se tinha internet no brasil, etc. Mas a gente releva.
    Sobre a historia do tram, me fez lembrar dos motoristas aqui...ai na franca eles sao ate bonzinhos...aqui eles pegam pesado. Qdo tem alguem bloqueando a porta la vem um: vc de camisa preta, e oculos, quer sair da porta, pq vc esta atrapalhando todos os outros passageiros. =) Isso se o motorista nao manda um insulto pessoal mesmo. aqui nao tem brincadeirinha hehe bjs!

    ResponderExcluir
  12. Cara:
    Acabo de chegar ao seu blog por estas linhas toratas da internet...
    Adorei!!!
    Adoorei seu humor!!!
    Comecei minha vida adulta sendo babá em Paris (isso foi há muito mais de um século.....)
    Adorei relembrar dificuldades e RIR com elas...
    Parabéns!
    Abraços
    Tânia Baião

    ResponderExcluir
  13. Concordo completamente! O povo não sabe de nada sobre o nosso pais, a gente, e ja sai falando! Semana passada vieram me perguntar se eu ja tinha acampado na floresta amazonica na minha epoca de colegio... mimata, né?! rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Entrei hj pelaprimeira vez em seu blog.Como sou mineira,de BH,amei o lance da floresta.Afinal,quem não éum pouco selvagem,UAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijinho

    ResponderExcluir