domingo, junho 28, 2009

Como relaxar se eu não tenho um plano

Tudo que eu gostaria de ouvir agora é relaxa que eu tenho um plano.
Se tem uma das coisas que eu diria que é dificil sobre morar num pais diferente, é não saber o procedimento das coisas. Quando eu engravidei não sabia que tinha que reservar um hospital para dar a luz, com isso fui parar la onde o judas perdeu as meias.
Com a escola foi do mesmo jeito, perdi 6 meses pois deveria ter feito a inscrição antes. E agora a peregrinação esta sendo com a creche pra Bebedocinha.
Procuramos saber, descobrimos que deveriamos fazer uma solicitação e seriamos encaminhados para uma creche o mais perto de casa. A pessoa que nos informou disse que deveriamos participar de uma reunião e la todos os nossos problemas seriam resolvidos.
Foi então que os meus problemas começaram. Pois é claro que não é exatamente assim que deveria ter sido.
Deveriamos ter feito a inscrição em abril (quando ligamos), a tal reunião so serve para que os pais entendam o funciomento das creches, podemos fazer a meleca da inscrição agora, mas todas as vagas ja foram preenchidas.
Oi, alguém me explica porque eu fiquei 3 horas dentro de uma sala fedida e sem ar-condicionado?
O marido questionou, explicou que em abril ninguém nos disse nada sobre fazer a porcaria da inscrição, xingou uma meia duzia de gerações, procurou o responsàvel (como se quem faz merda fica esperando pra ser encontrado né), e o obvio: nada.
Pra num dizer nada, nos deram uma opção, uma babà.
Moço, se eu to procurando uma creche é porque uma babà não faz parte nem dos meus sonhos, quanto mais das minhas possibilidades.
Isso tudo desanima muito, pois existe a possibilidade de surgir alguma vaga... mas decobri que tem 78 crianças na nossa frente, ou seja, meu sentimento de esperança foi reduzido exponencialmente.
Ah num fica assim não, vai dar certo.
Eu sei que as coisas acontecem cada uma em sua hora, mas chega um momento em que seria mais facil se pudessemos apressar o relogio sabe.
Quando engravidei precisei cancelar a matricula do curso de françês, que havia sido pago integralmente, perdemos 20% do valor, que não foi baixo. E so pra deixar a coisa mais danada ainda, fizemos a inscrição (de novo) e compensaram o pagamento exatamente essa semana.
Quando morava no Brasil eu fazia duas faculdades, trabalhava num restaurante nos finais de semana, fazia trabalho de faculdade pra 3 pessoas além dos meus, fazia aula de dança, festejava horrores e ainda conseguia tempo pra dormir. Ou seja, eu preciso voltar a estudar, preciso trabalhar, preciso viver socialmente.
Outra coisa que é muito importante e dominar o idioma. Em situações normais eu me viro bem, consigo conversar e tal. Mas em situações onde realmente é necessario falar bem, eu danço.
Fomos na inhaca da reunião quinta-feira, cheguei em casa de asa quebrada, dormi super mal e tal. No dia seguinte pra acabar de completar a urucubaca, estava na sala de espera do oftalmologista e mexendo no celular (no silencioso, claro), vem uma mumia senhora, me cutucar e dizer que era proibido falar o celular.
A senhora num acha melhor ir procurar um pau pra subir e me deixar quieta?
Eu acho que a senhora devia ir peidar n'àgua pra ver se faz bolinha.
Não, eu não disse nada disse, nem nada parecido, so respondi que sabia e pronto. Mas fiquei la, fritando de raiva de travar bem na hora que mais precisava.
Vi esse video aqui na Rosana e ele explica perfeitamente porque eu não saio falando o que vem na cabeça. Porque afinal eu sou *cof* muito timida.

13 comentários:

  1. Nossa, te entendo plenamente!
    Quando a gente não domina o idioma parece que ficamos sem voz, pois como não podemos expressar o que nos revolta, o que nos incomoda, falamos pouco e rapidamente, aí parece que estamos aceitando o fato. Por isso essa revolta, entendo.
    O jeito vai ser vc se dedicar muito a aprender e dominar esta língua assim que a bebedocinha for para a tal creche. Mas, se tiver que esperar mais um ano, o jeito é ter paciência e ir treinando em casa com o maridex mesmo.
    Tenha um bom domingo com os seus.
    beijos cariocas.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, é complicado....
    Passei por uma situação parecida há 3 semanas no trampo, mas com o inglês. Chegaram uns Australianos lá no escritorio, teve reunião e tal, meu chefe me convidou pra participar, pq sabe q eu falo inglês... mas bem.. Inglês técnico é diferente. em suma eu entedi tudo, salvo algumas palavras, mas não pude me manifestar em muito, pois o que eu entendia entre as palavras e termos que eu não conhecia eu entendia por dedução, por conta do contexto...

    Sei que não é a mesma coisa, mas dificuldades com outra lingua são um problema mesmo... =\

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu nem cheguei nessa fase e te entendo viu... não deve ser fácil mesmo!!! Eu mesmo sem filho às vezes olho pro marido e penso "dá pra dar uma sugestão de quem - tipo - nasceu aqui????????" Pra que... nada!!
    Enfim, tava com saudades de vir aqui!! A Bebedocinho tá linda demais!!!!!!
    E força na peruca com os seus aliens daí que eu vou com os meus daqui, só que eles são feitos de chocolate! :)
    Beijo, querida!!!

    ResponderExcluir
  4. Não deve ser fácil mesmo. Por que se todas essas coisas (engravidar, dar à luz, arranjar creche, trabalhar, aguentar as múmias...) já são difíceis no nosso próprio País, imagina só num lugar diferente, com idioma e costumes totalmente estranhos. Mas você consegue! Força!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura!
    bao, vou tentar ir por partes:
    1. saiba que você nao é a única com o drama do lugar na creche. Muitas maes tem esse problema, os lugares nas creches nao sao suficientes...
    E tudo isso juntando com a impressao de nao saber o que todo mundo acha óbvio (tipo reservar a creche quando fica grávida)
    2. Quando a moça falou da soluçao babá, é a soluçao mais comum: uma nounou. É o nome carinhoso para as mulheres cujo trabalho é cuidar de duas ou três crianças na casa delas(das mulheres). Custa a partir duns 2.20 euros por hora, mas o que você tem que saber é que a metade do gasto é descontada do imposto de renda de vocês no fim do ano. Entao nem é tao caro! Soh é chato ter que adiantar o dinheiro. Lucas sempre ficou na babá porque eu nao gostei muito da creche daqui...
    Achar uma nounou nem sempre é fácil... elas sao muito procuradas. Você tem que ir na PMI da sua cidade (protection maternelle et infantine, acho que é isso) e pedir a lista. Lá também tem pessoas para te aconselhar sobre a melhor soluçao.
    espero ter ajudado, nao duvide em ligar se tiver mais dúvidas,
    bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Acho que uma das diferencas culturais mais gritantes por aqui é o ritmo de vida. Tudo é mais calmo. No brasil eu tb nao parava em casa, e ate hj qdo vou pra la é assim. Um corre-corre que a gente sente falta, mas depois de 1 mes eu sempre canso e fico com saudades da tranquilidade daqui. =) é estraho.
    qto a lingua, é realmente algo necessario. Nao tem nada pior do que engolir sapos por causa disso. Depois vc pode ser tao "educada" qto essa senhorinha que te encheu o saco e responder a altura.
    Respira fundo que sempre tem essas fases em que parece que o mundo conspira contra a gente. O jeito é fazer o melhor da situacao ;) bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Laura. A sugestão da Mariana me pareceu boa. Minha sobrinha, que mora na Alemanha, usou dessa modalidade, uma senhora que ficava com 3 ou 4 crianças na casa dela, e deu muito certo. É uma possibilidade,né?
    Quanto à língua, o jeito é ir aprendendo mesmo com o marido. Se você pretende trabalhar fora ou retomar os estudos, aí vai ser preciso mesmo um curso oficial da língua.Acho mesmo que tudo vem a seu tempo mas imagino o seu cansaço e vontade de ter vida própria. Calma que tudo se ajeita. Vai com fé! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Nao se ai for como aqui tu tás fu** e é melhor comecar a pensar em um plano B (em tempo, ficar em casa dizendo que no Brasil é diferente NAO VALE COMO PLANO B).

    Olha, fala com a Mari sobre a Babá que ela sabe bem como funciona essas coisas aqui. O Lucas dela vai na baba desde que ela voltou a trabalhar e pl que ela me explicou muito rapidamente o governo devolve pra ela uma parte do dinheiro, ou seja, pode até sair pesado na hora, mas vai garantir um natal gordo e farto ehheheeh

    ResponderExcluir
  9. Tá vendo os kliques que tu tá perdendo? Deixa de ser sem vergonha e se tu fores me jogar praga de dor de barriga joga aquela da Salmonela pra eu perder logo uns 5 quilos com ele ehhehehe

    VEM AQUI... eu te ensino a usa-la!

    ResponderExcluir
  10. Você foi ver as nounous, Laura? Falou com a PMI? Esse povo (costuma) poder ajudar...

    ResponderExcluir
  11. Laurinha,

    Se tiver tempo não deixe de comentar lá no meu último post "Saudade é no singular".
    Tem muito a ver com você também, ok.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  12. Eu queria sentar na calçada ao seu lado e chorar as pitangas na rua da amargura tambem mais não vou fazer isso . Tudo tem seu tempo né mais que e f* esperar isso é .
    Eu não entendo da burocracia do pais que vc vive mais as amigas ai já estão te ajudando a elaborar o tal plano B.
    Bora aregassar as mangas e por hora fazer o que dá para ser feito depois vc faz o que realmente queria .

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Ô que sorrisão lindo! E esses dentinhos? Meu filho vai fazer sete meses e nada de dentes ainda... Deve ser normal, né?

    Parabéns pela lindeza de bebê.

    ResponderExcluir