sábado, outubro 18, 2008

Como dizia a vizinha

Eu morava là no interior de Minas, então num preciso dizer é a diversidade de pessoas. Tinha uma vizinha que quando estava nervosa gritava aos quatro ventos que o sistema dela estava nervoso...... Eu rachava o bico de tanto rir... mas descobri o quanto tem lògica a expressão dela.

** ** ** ** ** ** ** ** ** **

Para compreender melhor:

Em relação a movimentos o màximo que ocorre com a Bebedocinha é um leve embalo afim de “relembrà-la” do tempo que vivia na barriga... nada de sacudir, balançar ou coisa do tipo.

Ela mama no peito. E sò. Nada de chàzinho nem aguinha. Nem mamadeira eu tenho....

Na primeira semana todos os barulhos emitidos foram em volume mais baixo, afinal ela vivia num casulo onde tudo chegava com moderação ou nem chegava.

Bebedocinha pode ser definida como uma pequena lady: resmunga quando està com fome e "chora" quando por acaso a fralda està suja, resumindo: a tranquilidade em pessoa.

** ** ** ** ** ** ** ** ** **

Outro dia desses, pouco depois que a Bebedocinha nasceu os meus sogros vieram almoçar aqui. Nosso contato é mìnimo, o relacionamento deles com o marido é bem restrito (pra não dizer inexistente).

Quando chegaram eu estava no quarto amamentando, assim que cheguei na sala tinha o sogro, a sogra, o cunhado agora com teto e seus três filhos, o cunhado style com a filha e a namorada dele com o filho dela. Eu juro que quase voltei correndo de volta pro quarto e tranquei a porta.

A sogra pegou a Bebedocinha e começou a chacoalhar. Ela fazia uma carinha que eu num vi a hora que falei: "a senhora num precisa sacudir ela não, ela é bem calminha".

A sogra vira e responde: "eu criei 5 filhos, 1 vizinho e 4 netos... estão todos vivos, não se preocupe".

Nisso os três filhos do cunhado (didaticamente chamados por mim de Zezinho, Pedrinho e Joaninha) em volta dela, conversando simultameamente. A Joaninha com três anos de idade, achando que a Bebedocinha era uma boneca, querendo apertar a barriga pra ela chorar.... e a sogra repetindo sem parar que era um bebê, que a levaria pra casa e jogaria a Joaninha no lixo ou daria pros ciganos. (Num preciso dizer o efeito que isso surtiu na menina).

A Bebedocinha num demorou nada a começar a chorar num volume até então desconhecido por mim. A sogra me entrega e fala: da uma mamadeira de àgua com açùcar que ela acalma.

Peguei, dei mama, troquei a fralda, dei mama de novo, troquei a fralda de novo, dei banho e nada da Bebedocinha acalmar... ela chorava e chorava e chorava....

No meio desse tempo, a namorada do cunhado style deram um jeito de sair à francesa e dizer que mais tarde voltava. Acho que ela percebeu que tinha muita gente e o volume estava muito alto por metro quadrado.

O cunhado agora com teto sentado e os filhos fazendo a festa. Eles fazerem a festa eu acho absolutamente normal afinal, são crianças, mas o pai sò gritava e dizia algo que traduzindo seria "eu chego ai".

A Joaninha querendo toda hora ir no quarto apertar a barriga da Bebedocinha, a sogra mandando eu dar àgua com açùcar, o cunhado gritando com os filhos....

Eu sei que sei là que horas foi então que o meu sistema ficou nervoso. Pedi licença a todos, fui pro quarto, fechei a porta e não sabia mais o que fazer pois nos poucos dias de vida da Bebedocinha ela não havia ficado tão nervosa.

Derepente entra o marido:

-"você viu que o Pedrinho derrubou suco no sofà"

-"viu que a Joaninha comeu de boca aberta"

- "viu que o Zezinho não obedece quando o pai chama"

- "viu isso."..

-"viu aquilo".... "então, com a Bebedocinha eu não quero que seja assim... VIU"......

Sim, eu havia visto tudo e um pouco mais.

Sei que era 6 da tarde quando o marido volta ao quarto dizendo que todos haviam ido e deixado um "a bientot" (até bem breve), e eu torço para que não seja tão breve assim.

Depois do almoço de domingo foi preciso dois dias até tudo voltar ao volume normal.. e eu passo a entender cada dia mais os motivos de o marido ser tão distante dos pais.

6 comentários:

  1. É, Laura, tem gente obtusa, bizarra
    e, resumindo, sem educação, aqui e no melhor lugar do mundo.

    Sua bebedocinha está sendo criada do melhor jeito que há, tranquilinha, bem alimentada só no peito que é o correto, num ambiente de paz e harmonia.

    Aí chega essa "tropa" como dizem lá em Minas e tudo ficou nebuloso.
    Ela tinha mais que abrir o berreiro, talvez fosse o modo de expressar o quanto tudo estava horrivel.

    Você resumiu corretíssimo, pois certamente é por isso que ele quer distância dessa família. Eu se fosse vc aproveitava e fazia com ele um "complô" para ficar longe deles também.
    Porque pelo jeito, não adicionam, nem trocam, nada de bom com vocês.
    Sai fora, mesmo!!!

    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quase EU tenho um coapso so lendo isso tudo..rsssssssss... Senhor!!!!!!

    Mas tem gente assim em toda parte :P Melhor que a gente faz é fican na nossa...

    =P

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laura. Que bom ter notícias suas, mesmo que nem tão boas. Mas família é assim mesmo, é uma falta de desconfiômetro total. O ruim é quando chegam muitos de uma só vez, ainda mais incluindo crianças.
    Os palpites da sogra têm a ver com um época, sim. "Antigamente" dava-se tudo pra o bebê, a fim de "acalmá-lo", mesmo que mamasse no peito. Por mais que a gente não queira, acaba palpitando um pouco, isso não desmerece a pessoa.Só não pode é achar que é verdade absoluta o palpite. Espero que você acabe se relacionando bem com a família, porque é muito importante, ainda mais vivendo longe da sua. É possível se ter uma convivência pelo menos "civilizada", sem precisar ser amigos nem íntimos. Afinal, se sua sogra resolve "morrer de amores" pela Júlia, o convívio será necessário.
    E sua Mãe, ainda está aí, com vocês? Beijos e parabéns, você está se saindo muito bem como Mãe!
    E que Julia Bebedocinha Morgana continue sendo esta bondade que é.

    ResponderExcluir
  4. Água com ACUCAR???? hahahahahahaha... eu buscava um copo e dava na mao dela!!!

    ResponderExcluir
  5. Aff, atacou meu sistema nervoso soh de ler.....kkkkkk

    Ninguem merece!!!!

    Ainda bem que seu marido sabe quem sao eles e voce.....hehhehehhe

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  6. Família é assim mesmo.
    E qual é a sogra que não gosta de dar palpite?
    bjs.

    ResponderExcluir